14 de set. de 2008





























Escola de Ensino Fundamental
Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro

A malha resultante do cruzamento dos eixos: Norte-Sul, Leste-Oeste, com a projeção paralela das linhas do terreno, foram determinantes no desenvolvimento da proposta de implantação para a Escola de Ensino Fundamental, na Avenida Maracanã, bairro Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro.

Fatores ambientais do conforto térmico, visual e auditivo analisados, também foram relevantes para a indicação dos princípios básicos da implantação proposta.

O programa propõe no pavimento térreo, parte do setor pedagógico com biblioteca, sala de vídeo e informática de uso comum para os alunos e a comunidade do bairro. Ainda no térreo, estão localizados o setor administrativo e apoio técnico-pedagógico, de serviços e conjunto de vivência e assistência, com pátio coberto no acesso principal, depois o refeitório, voltado para área de vegetação.

As salas de aula e biblioteca estão localizadas nos fundos do terreno, zona de baixo ruído, para se obter maior concentração nas atividades pedagógicas. A vegetação abundante do local absorve parte do ruído e servem como atenuantes para o conjunto pedagógico.

Projeto e maquete Eduardo Olla

0 comentários: